Ensaio externo
Este livro tem dicas práticas para ensaios fotográficos em locais externos. Tanto da questão técnica quanto de questões mais práticas.
Dicas de planejamento
Neste capítulo eu reúno algumas dicas recomendadas para se planejar o ensaio com antecedência. São dicas de ouro para que ocorra tudo bem e que o ensaio seja um sucesso.
O planejamento do ensaio - buscando inspiração
O fotógrafo não pode confiar somente na sua criatividade. A criatividade é feita de cruzamento de referências que ele já leva na bagagem. E uma vez que as novas ideias surgem, quando combinadas entre si, se transformam em algo novo.
Tendo dito isto, é sempre uma boa ideia conhecer o local do ensaio antes de começar a sessão. Nunca deixe para pensar nas poses no dia do ensaio.
Como planejar
Se você puder conhecer o local antes do dia, melhor. Mas se isso não for possível, também é possível conhecê-lo estudando outros ensaios que foram realizados no mesmo local.
Então, o trabalho do ensaio não deve começar só no dia marcado, ele exige planejamento, e isso envolve pensar de antemão nas possibilidades oferecidas naquele local. Isso só é possível estudando o local antes do dia marcado.
Pasta de referências
Todas as vezes que você fizer um trabalho e gostar do resultado, guarde as melhores fotografias como uma referência pessoal. É muito importante ter esta pasta de forma sempre acessível, inclusive no próprio dia do ensaio.
Uma excelente dica é criar seu portfólio pessoal, ou seja, a sua pasta de referências em uma pasta do Pinterest, por exemplo. Mas, note que não estamos falando do seu portfólio público, mas de uma pasta privada sua, o seu trunfo na manga. Afinal, se as fotos do ensaio ficarem idênticas as fotos que o seu cliente provavelmente já viu no seu portfólio, é muito provável que eles não se impressionem com o resultado.
E claro, que se você se alimentar somente de suas próprias ideias, seu trabalho não irá evoluir. Assim sendo, tenha também uma pasta separada de referências que você vai coletando de outros profissionais. Se você vai fazer isso usando o Pinterest, nem é preciso dizer que esta pasta de referências deve estar privada para que o público não saiba de onde você está buscando a sua inspiração.
O horário da sessão - a luz natural
Como se trata de fotos em áreas externas, é muito importante levar em conta como estará a luz natural no horário da sessão. Todo o planejamento do ensaio deve levar em conta estes fatores.
Efeitos da luz natural nos modelos
A luz natural, sofre alterações durante o dia. Estas alterações podem influenciar a projeção de sombras nos rostos dos modelos que estão sendo fotografados. A luz mais dura pode projetar sombras escuras e desagradáveis no rosto de quem será fotografado.
Por isso, o horário a ser marcado é sempre muito importante.
Horários de luz natural mais suave
As primeiras horas iluminadas do dia até as dez da manhã são horários favoráveis para se ter uma iluminação mais suave. Após isso, perto das quatro da tarde é possível ter esse mesmo efeito mais suave.
Mas atenção, nesta segunda opção, por volta das quatro, é bom lembrar que em algumas estações do ano, a luz do dia vai embora bem rápido. Assim, a não ser que você já tenha experiência em fotografar nestas condições leve em conta quanto tempo de luz você terá para planejar seu ensaio e pensar no equipamento que será necessário.
O sol do meio dia
O não recomendado para fotografar perto do meio dia é a questão de sombras muito duras que serão projetadas. Mas, também é possível fotografar em locais que não estarão necessariamente expostos ao sol. Ou também é perfeitamente possível em dias mais nublados.
Dias nublados
No caso de ensaios externos em dias nublados, uma boa ideia é fazer fotos com uma paleta de cores mais pastéis que remetam a outono e inverno. Uma ambientação mais rústica também cai bem em situações assim.