Skip to main content

O planejamento do ensaio - buscando inspiração

O fotógrafo não pode confiar somente na sua criatividade. A criatividade é feita de cruzamento de referências que ele já leva na bagagem. E uma vez que as novas ideias surgem, quando combinadas entre si, se transformam em algo novo.

Tendo dito isto, é sempre uma boa ideia conhecer o local do ensaio antes de começar a sessão. Nunca deixe para pensar nas poses no dia do ensaio. 

Como planejar

Se você puder conhecer o local antes do dia, melhor. Mas se isso não for possível, também é possível conhecê-lo estudando outros ensaios que foram realizados no mesmo local.

Então, o trabalho do ensaio não deve começar só no dia marcado, ele exige planejamento, e isso envolve pensar de antemão nas possibilidades oferecidas naquele local. Isso só é possível estudando o local antes do dia marcado.

Pasta de referências

Todas as vezes que você fizer um trabalho e gostar do resultado, guarde as melhores fotografias como uma referência pessoal. É muito importante ter esta pasta de forma sempre acessível, inclusive no próprio dia do ensaio.

Uma excelente dica é criar seu portfólio pessoal, ou seja, a sua pasta de referências em uma pasta do Pinterest, por exemplo. Mas, note que não estamos falando do seu portfólio público, mas de uma pasta privada sua, o seu trunfo na manga. Afinal, se as fotos do ensaio ficarem idênticas as fotos que o seu cliente provavelmente já viu no seu portfólio, é muito provável que eles não se impressionem com o resultado. 

E claro, que se você se alimentar somente de suas próprias ideias, seu trabalho não irá evoluir. Assim sendo, tenha também uma pasta separada de referências que você vai coletando de outros profissionais. Se você vai fazer isso usando o Pinterest, nem é preciso dizer que esta pasta de referências deve estar privada para que o público não saiba de onde você está buscando a sua inspiração.