Inserindo as primeiras funções PHP no Wordpress
Para que o tema fique dinâmico e traga informações que foram inseridas através do painel de administração do Wordpress, é preciso inserir algumas funções PHP que já vem por padrão do Wordpress. Não é necessário ter conhecimento em PHP para trabalhar com estas funções. Eu por exemplo, não sou desenvolvedor PHP.
No entanto se você já tem conhecimento desta linguagem se sairá bem melhor.
Funções que vamos utilizar
"wp_head": esta função inserimos antes do fechamento da tag </head>. Esla injeta no nosso código algumas folhas de estilo, scripts e outras informações que vem do Wordpress, Como o título do site e as meta tags. Isso quer dizer, que se você instalar algum plugin que precisa acessar o cabeçalho do seu site, para trabalhar o SEO, por exemplo, como o Yoast SEO, ele terá acesso através desta função. Assim o trecho de código que estava usando até agora: <title>Wordpress Dev</title>, não será mais necessário, pois essa informação virá de forma dinâmica da administração.
Veja como inserir esta função:
Veja como ficou no meu código:
"language_attributes": trás as opções de idioma que o administrador selecionou nas opções do Wordpress. Esta se usa dentro das opções da tag de abertura do html: <html > como na imagem abaixo:
"blog_info": esta função é utilizada com parâmetros adicionais. Ela é bastante utilizada, pois ela trás informações úteis sobre o nosso site. Alguns exemplos de parâmetros:
- 'pingback_url': esta é o parâmetro que configura corretamente os pingbacks no conteúdo do site. Se você não sabe o que é um pingback, recomendo que leia este artigo. Veja como utilizar:
- 'name' e 'description': estes parâmetros trazem o nome e a descrição do site.
Injetando funções PHP no código
Se você não está familiarizado com PHP, entenda como injetar as funções no tema Wordpress:
- <?php - abrimos uma tag sinalizando que o que vamos inserir é a linguagem PHP.
- wp_head(); - a função em si. No Wordpress as funções começam com "wp_" por padrão. Quando você abre e fecha parêntesis, é porque algumas dessas funções recebem parâmetros e configurações adicionais dentro delas, como no caso da 'bloginfo'. Já outras não necessitam configurações adicionais, como a "wp_head". Seja como for, a documentação do Wordpress fornece detalhes sobre as funções e como usar cada uma delas.
- ?> - após a chamada da função, é necessário fechar a tag PHP para informar que o código a seguir já não será mais executado em PHP.
No Comments